top of page

Serviço significa dar de si sem esperar nada em troca. Em nossa sociedade atual, fomos condicionados a pensar que quanto mais ganhamos por nós mesmos, mais felizes seremos. Mas, na verdade - como todos nós estamos percebendo – a felicidade interior está em dar mais, e não tomar mais. Doar é na verdade receber. Quando damos podemos aumentar nosso senso de conexão e sentimento de unidade com todas as pessoas e todas as coisas. Na verdade, com a essência de tudo. A transformação do egoísmo para o altruísmo é a transformação de si mesmo limitada (sentido limitado de nossa consciência) para o Eu maior (a consciência infinita). Neste processo o nosso raio de amor aumenta gradualmente para abarcar todo o universo.

As pessoas ficam deprimidas quando eles se sentem desconectadas, cortado as alegrias e tristezas do resto do mundo, presos em suas próprias preocupações. Mas quanto mais nós expandimos nosso senso de auto-conexão com os outros, mais sentimos que estamos todos neste drama cósmico juntos e todos nós estamos ajudando uns aos outros através dele. Esse sentimento de conexão vem da introspecção diária e serviço. Quanto mais você sente isso internamente, mais você sente vontade de compartilhá-lo. E quanto mais você compartilhá-lo, mais você vai sentir internamente. Os dois aspectos - auto-realização e serviço - são gratuitos, alimentando um ao outro como um rio alimenta o mar, a água do mar, por sua vez evapora e alimenta de volta o rio em um belo ciclo de unidade integrada.

"É uma ação que faz uma pessoa grande.
Seja grande pela sua Sadhana (prática espiritual),                                                         pelo seu serviço, e pelo seu sacrifício”.
 
Shrii Shrii Anandamurti

bottom of page