top of page

Fundador da Ananda Marga

Escritor moderno, filósofo, cientista, teórico social e líder espiritual, Prabhat Ranjan Sarkar, tem atraído muita gente em mais de 130 países. Seus livros foram traduzidos em todos os principais idiomas do mundo, e sua mistura única de perspectiva histórica e comentário social tem sido a inspiração para os ativistas sociais que procuram alternativas progressistas ao capitalismo e comunismo.
De sua infância em Bihar, na Índia, onde nasceu em 1921, Prabhat Ranjan Sarkar tem atraído outros por seu profundo amor pela humanidade e orientando-os no caminho da auto-realização. Ajustou a antiga ciência do Tantra Yoga para atender às necessidades desta era. Ele desenvolveu uma filosofia científica e racional (com base na imanência e transcendência de Deus) e ensinou um sistema de disciplinas espirituais práticas para o desenvolvimento físico, mental e espiritual. Reconhecendo-o como um mestre espiritual realizado, seus seguidores o chamavam de Shrii Shrii Anandamurti, que significa "Aquele que atrai os outros como a personificação da felicidade", ou simplesmente "Baba" (pai).

Aqueles que seguiram seus ensinamentos encontraram suas vidas transformadas, uma vez que superaram as fraquezas e tendências negativas da mente para experimentar uma profunda paz e felicidade interior. Inspirados por seu exemplo altruísta, eles concentraram seus esforços em servir a sociedade e elevar os oprimidos.

Ananda Marga

Em 1955, enquanto ainda levava uma vida normal como funcionário de uma ferrovia, Prabhat Ranjan Sarkar formou a organização Ananda Marga ("Caminho da Felicidade") com efeitos individuais de progresso espiritual e mudança social. Para este fim, ele começou a treinar missionários para difundir seus ensinamentos de "auto-realização e serviço à humanidade" por toda a Índia e mais tarde em todo o mundo. Refletindo a amplitude de sua visão universal, Ananda Marga, posteriormente, tornou-se uma organização multi-facetada com diferentes ramos dedicados à elevação da humanidade por meio da educação, relevo, bem-estar, artes, ecologia, renascimento intelectual, emancipação das mulheres, e a economia humanista.

Em 1963, ele estabeleceu a Educação, Assistência e bem-estar, seção (ERAWS), que administra escolas, orfanatos, unidades médicas, lares da terceira idade, cozinhas livres, centros de reabilitação de drogas e casas para mulheres sem abrigo em todo o globo. O Ananda Marga Equipe de Socorro Universal (AMURT) prestou socorro em incêndios, inundações, tufões, terremotos e guerras, e recebeu numerosas citações das Nações Unidas, a Cruz Vermelha e muitos governos.

​

Contribuições para os campos das Ciências Humanas, Lingüística, Ciência e Artes

No campo da ecologia e consciência ambiental, Sarkar propôs a filosofia da Neo-humanismo, ampliando o espírito de humanismo para incluir o amor por animais, plantas e o inanimado. Ele começou um programa de troca de fábrica global para salvar e propagar milhares de espécies de plantas, e incentivou a criação de santuários de animais em vários locais ao redor do mundo.

No reino da filologia e lingüística, Prabhat Ranjan Sarkar escreveu numerosos volumes sobre as línguas bengali e sânscrito, que traçam a evolução de palavras, frases e tradições culturais que compõem a variedade de línguas atuais da Índia, bem como ideias novas e importantes em Indo-línguas europeias e outras línguas do mundo.

No campo da ciência, Sarkar introduziu a teoria da microvita, que foi posteriormente capturada para o interesse dos cientistas de todo o mundo. Em uma série de discursos inovadores, Sarkar atingiu o coração da física convencional e biologia, salientando que os pilares centrais básicos da vida são microvita - emanações de consciência pura. A teoria das microvitas fornece uma ligação entre os mundos da percepção e concepção e implica que as disciplinas distintas da física, biologia e matemática vão fundir em uma ciência única para compreender a verdadeira natureza do universo.

Nos campos da música, literatura e arte, Sarkar pediu artistas para produzirem arte para o serviço e bem-aventurança em vez de simplesmente "arte pela arte", e deu orientações para alcançar este objetivo. Sarkar não só escreveu tratados filosóficos longos, mas também histórias infantis, ficção, comédia e drama. Sua contribuição mais dramática são as 5018 canções conhecidas como Prabhat Samgiitas (Songs of the New Dawn), que compôs desde setembro de 1982 até sua partida em Outubro de 1990. Estas belas canções expressam sentimentos espirituais e a universalidade do coração humano. A maioria das canções foram escritas em sua língua materna, o bengali, e os estudiosos de Bengali concederam a elas o maior elogio para as suas expressões poética e simbólica.

Justiça Socio-econômica

Para o bem-estar coletivo de todo o universo, Sarkar propôs Prout (a Progressive Utilization Theory), que significa a utilização máxima e distribuição racional de todos os recursos e potencialidades do mundo - físico, mental e espiritual - e a criação de um nova ordem humanista social de harmonia e justiça para todos, baseados no Neo-humanismo, o princípio do amor para todos os seres do universo.

Suas demandas por justiça social, e sua intransigente posição moral contra a corrupção e exploração, provocou a oposição de certos interesses escusos que resultou na perseguição dos Ananda Marguis e sua própria prisão, em 1971, sob falsas acusações. Durante seu encarceramento de sete anos, sobreviveu a uma tentativa de envenenamento por funcionários do governo, jejuando em uma dieta líquida durante mais de cinco anos em protesto. Em última análise, absolvido de todas as acusações por parte do tribunal superior, ele foi finalmente libertado da prisão em 1978. Desde então, e até sua partida física, em 1990, ele continuou a orientar a rápida expansão da Ananda Marga em todo o mundo.

​Luz para o Futuro

Prabhat Ranjan Sarkar escreveu mais de 100 livros sobre temas tão diversos como misticismo, cosmologia, sociologia, história, educação, yoga, medicina, ética, psicologia, ciências humanas, lingüística, economia, ecologia, agricultura, música e literatura. Ele deu milhares de discursos e compôs mais de 5000 canções místicas. Ensinou a ciência da meditação para a auto-realização direta e indiretamente para milhões de pessoas. Mas o mais importante, através do seu exemplo pessoal, ensinou uma profunda filosofia, práticas espirituais sistemáticas e abrangentes projetos de serviço. Ele tem sido até hoje, a única unidade de inspiração para a missão universal da Ananda Marga.

bottom of page